terça-feira, 30 de dezembro de 2014

AS PROFECIAS DE FIDEL...


DISCURSO  HISTÓRICO DE FIDEL

Fidel Castro Ruz

Embora, formalmente, melhorem um dia as relações entre Cuba socialista e o império, não por isso cessaria o império em sua ideia de esmagar a Revolução Cubana, e não o esconde, explicam  seus teóricos , os defensores  da filosofia do império . Há alguns que dizem que é melhor fazer certas mudanças na política em relação a Cuba para penetrá-la, para enfraquece-la, para destruí-la, se possível, até mesmo de forma pacífica; e outros que pensam que quanto mais beligerante contra Cuba, mais ativa e eficaz será Cuba nas suas lutas  no cenário da América Latina e no mundo. Então, alguma coisa tem de ser a essência do pensamento revolucionário cubano, algo deve ser absolutamente claro na consciência do nosso povo, que tem tido o privilégio de ser o primeiro nestes caminhos, e tem  a consciência de que nós nunca poderemos , enquanto exista o Império ,baixar a  guarda, negligenciar a defesa (aplausos).

Digo isso porque talvez alguns possam perguntar se não seria melhor gastar as energias, esses esforços e esses recursos para a construção do socialismo, o desenvolvimento do país,  respondo e qualquer um pode responder que sim, que seria melhor gastar esses fundos , essas energias e os recursos para o desenvolvimento do país, porém não deixaria de ser  mais que uma ilusão, uma grave ilusão, uma criminosa  ilusão , porque esse é o preço que tem que pagar o nosso povo por sua revolução, por sua liberdade, por sua independência, pelos seus direitos mais sagrados; é o preço que, inclusive, ao longo da história tiveram de pagar muitos povos pelo seu direito de existir. E, neste caso, não só existem, mas sim existem por algo e para algo.

Não podemos ignorar as realidades, e não acho que possa jamais  perdoar o nosso povo, nem poderia deixar de pagar um preço muito alto e fatal, se algum dia  se esquecer desta realidade. E não é que estamos pessimistas, somos simplesmente  realistas; não é que somos contra a paz e distenção; não é que somos contra a coexistência pacífica entre diferentes sistemas políticos e sócio- econômicos, é que somos e temos de simplesmente ser realistas, e realismo nos diz que enquanto exista o império e, enquanto exista um povo digno nesta ilha, um povo revolucionário nesta ilha, haverá perigo para o nosso país, a não ser que um dia nos rebaixemos tanto ou sejamos  tão indignos como para  renunciar a nossa independência, a nossa liberdade, os nossos mais sagrados  e belos direitos  (aplausos e gritos de  "Não " e de " Fidel, Fidel ", e ainda: " Fidel, seguro, aos ianques dá-lhes duro "!).

Discurso no ato pelo  XXXII Aniversário do Desembarque do Granma, fundação das Forças Armadas Revolucionárias e proclamação da  "Lista para a defesa na primeira etapa", Cidade de Havana, 05 de dezembro de 1988, na Praça da Revolução "José Martí".

Sem comentários:

Enviar um comentário