segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O SOCIÓLOGO RICARDO ANTUNES E A REVOLUÇÃO




"Existe um mito de um Brasil onde tudo vai bem, porém a situação é  bastante diferente"





Ricardo Antunes diz que Marina Silva tem  em certo sentido, como Lula, uma trajetória muito ampla, rica, complexa e contraditória.

Começou como uma ambientalista crítica de esquerda, com muita vinculação com as bases nos anos 70/80 porém, pouco a pouco, num processo amplo, mudou para posições ambientalistas empresariais, moderadas, aceitando os transgénicos e com boas relações com o capital financeiro.

Atualmente, intenta fazer uma política de alianças que inclui desde os setores ambientalistas até setores do capital financeiro. Já em 2010 teve uma importante votação e seu nome ,todavia,  está  identificado com os setores mais “puros” e éticos do PT.

 Na entrevista feita a Rebelion Ricardo Antunes comenta alguns dados da FAO a respeito  dos avanços tidos no governo do PT nos últimos anos no combate  desnutrição que baixou de 10.7 à 5%, também os pobres extremos de 17.5 à 3.5%, o analfabetismo de 13.5 à 8.5%. Segundo  Leonardo Boff, teólogo da libertação, “Está em risco as grandes conquistas do governo do PT”.
Eu acrescentaria uma pequena, mas importante,  correção: o Governo não é só do PT.

Antunes diz que "Há que reconhecer que nos governos do PT houve uma espécie de assistencialismo para os miseráveis e que existe o mito de um Brasil onde tudo vai bem, quando na realidade a situação é bastante diferente."



Entre outras constatações Ricardo Antunes diz o Brasil é um país onde a desigualdade social se mantem muito alta e  há uma grande  concentração  da renda.

"Si se faz uma comparação dos governos de Lula e Dilma, isto é, dos últimos 12 anos, com o governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), se pode dizer que aqueles foram menos nefastos com relação aos setores mais pobres, mais precarizados da população periférica brasileira. Se olharmos com atenção as estatísticas, tivemos 20 milhões de novos empregos criados nos últimos 10 anos, desde 2002 à 2012, porém a grande maioria estão entre um salário e um salário e meio mínimos, entre 740  1.100 reais, no  cambio livre entre U$S 300/360, com o qual é impossível viver, por isso há  rebeliões todos os dias na periferia porque para alugar um barraco numa favela é  caríssimo.

A realidade é que o governo do PT fracassou em sua política social, porém há que se  reconhecer que comparado com o de FHC, com Lula e agora  Dilma, há uma espécie de assistencialismo para os miseráveis.

O modelo econômico que permitiu crescer a Lula e até a metade do governo de Dilma fracassou. 
 Tudo indica que teremos duas candidatas mulheres, ambas do centro, tentando agradar aos capitais a qualquer preço, dando-lhes garantias e prometendo-lhes benefícios para apresentar- se uma mais amiga do capital que a outra.

Desgraçadamente, a esquerda mais crítica, segundo  Bourdieu, uma esquerda da esquerda, uma idéia interessante, neste momento não tem nenhuma possibilidade de modificar a situação  eleitoral.

Para concluir, Dilma é prisioneira de sua própia criação: sua política econômica está estancada mais ou menos há dois anos, sua política social excluiu o diálogo com os movimentos populares, inclusive com os sindicatos vinculados al PT, e agora tenta recuperar o terreno perdido."
Há análise, acima, do sociólogo é uma constatação da realidade atual, mas não aponta caminhos de solução. De nada adiantam essas críticas que são as mesmas da direita raivosa; do PSDB, do Demo et caterva. Não creio que a solução seja açodar o PT. Antunes reconhece que a esquerda não tem nenhuma possibilidade de modificar a situação  eleitoral. Eu acresceria, que enquanto estiver dividida, a esquerda tampouco te m condições de mudar o quadro político que está hegemonizado pelos oportunistas de centro e de direita. O discurso do sociólogo sinaliza para uma revolução. Com quem cara pálida?

.

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário