domingo, 28 de setembro de 2014

VIETNAM: UM PAÍS EM TRANSFORMAÇÃO


                                         VIETNAM: A TERRA DO “TIO HO” (I)

                                        Valdir Izidoro Silveira (*)

 Assim é conhecido o herói vietnamita, Ho Chi Minh, timoneiro da derrota dos países invasores do território do Vietnam: França e EUA. Junto com Nguyen Van Giap conduziram a luta de resistência e vitória que, em menos de meio século, após a derrota das forças invasoras, conduziu o país ao desenvolvimento.

Cheguei a Ho Chi Minh dia 8 de setembro, após 22 horas de viagem saído de São Paulo, com escala em Dubai.

Minha missão no Vietnam estava dividida em dois empreendimentos: um comercial que é assessorar um empresário brasileiro que quer vender gado zebuíno para um comerciante de carne no Vietnam. Ele prefere o gado zebuíno, guzerá, nelore ou Brahma, porque são bois com menos gordura. Pretendem comprar 50 mil bois por mês.

A outra missão é mais técnica onde o mesmo empresário fará uma parceria com um grupo vietnamita que produz ração e que tem um faturamente anual de 600 milhões de dólares. Esse grupo, chamado PROCONCO produz 15 milhões de toneladas anuais de ração para frango, porco, marreco e gado. Esse grupo bate, em pequena escala, 40 mil aves dia para consumo interno e querem se organizar para exportar frango para os países árabes e Russia. Compete a nossa equipe fazer o estudo de viabilidade para ampliar essa capacidade de abate de frangos com vistas a exportação atendendo todas as exigências protocolares desses países bem como as regulamentações sanitárias vigentes no mercado de carnes para exportação.

Os vietnamitas tem o hábito de comprar frangos vivos. O mercado local vende frango e marreco assado- tipo defumado- em estabelecimentos localizados ao longo das avenidas, ruas e comércios locais.

É a segunda vez que venho ao Vietnam e, provavelmente, terei que voltar, pois que o empresário do Paraná será o responsável pela comercialização desses frangos nos mercados árabes e Russia. O negócio ainda não foi fechado.

A nossa última viagem foi em julho de 2012, com 22 horas de viagem, escala em Dubai – também tem escala em Doha, mas não recomendo- a melhor  companhia é a Emirates. Os preço das passagens variam de 1900 à 4.000 dólares, dependendo da época do ano e reservas antecipadas.  O aeroporto de Dubai é uma ostentação fora do comum; coisa de cinema. Os “brimos” montaram um esquema de  circulação interna, no aeroporto, que tem obrigam, antes de chegar aos portões de embarque, a passar na ala comercial, verdadeiras “arapucas” muito bem montadas, com um visual exuberante; uma baita caça dólares!

O Vietnam, segundo a última estimativa de 2013está com aproximadamente 92 milhões de habitantes. A capital do país é Hanoi com 6,5 milhões de vietnamitas.

Na capital não se vê aquilo que nós latinoamericanos costumamos chamar de pobreza. Os vietnamitas da capital vivem do comércio e no trabalho em instituições governamentais e bancos. É uma bela cidade, limpa, com edifícios suntuosos, alguns superiores ao que existem em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba ou Porto Alegre; só vendo pra crer.

(*) Engº Agrº, Especialista em Planejamento e Desenvolvimento Regional-ILPES-CEPAL/ONU e MSc. em Tecnologia de Alimentos/UFPR

Sem comentários:

Enviar um comentário