sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

MATINHOS: PROJETO DE ENGORDA DA PRAIA PARA A BURGUESIA


Matinhos: projeto de engorda da praia sai do papel
Processo licitatório vai ser aberto no próximo dia 23 Diretor geral do ÁguasParaná, Everton Souza

O Instituto das Águas do Paraná (Águas Paraná) vai abrir no próximo dia 23 de janeiro a licitação para contratação  da empresa que será responsável pelo projeto executivo de engenharia das obras necessárias para revitalizar e garantira proteção da orla de Matinhos contra a erosão marinha, por meio da “engorda da praia”. O projeto compreende um trecho de 6,5 quilômetros,entre Caiobá e o balneário Flórida.

A empresa que vencera concorrência, na modalidade técnica e preço, no valor de R$ 900 mil, terá até seis meses de prazo para fazer o detalhamento dos projetos e poderá apresentar sugestões técnicas e alternativas para resolver o problema da erosão marinha que afeta a região, destruindo ruas, calçadas e imóveis.

O projeto executivo prevê a junção de três medidas distintas: a engorda da faixa de areia da praia, para os veranistas; o enrocamento pesado (guias de corrente e headlands), para reter a areia depositada na praia.
 “Somente a partir da conclusão do projeto executivo teremos a noção exata dos custos envolvidos neste projeto e do prazo necessário para executar a obra de forma que ela perdure por muitos anos”, explica o presidente do ÁguasParaná, Márcio Nunes. Os recursos para as obras devem sair de pelo menos três fontes: do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e de emendas coletivas de deputados federais paranaenses ao Orçamento da União; do tesouro estadual e ainda recursos de compensação financeira por danos ambientais produzidos por projetos de grandes empresas.

Segundo Nunes, o governador Beto Richa definiu que a obra é prioritária e de grande importância para o desenvolvimento do Litoral. Ele destacou que a engorda é fundamental no planejamento estratégico do Estado para divulgar essa região como atrativo turístico.
O prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, disse que a população está impaciente (...).
Fonte: O Morador  - www.omoradoronline.com.br
Grifos meus.
Vejam que até hoje a população de Morretes que foi atingida pelas enchentes espera recursos para suas perdas. Nenhuma verba chegou, quer do Governo Federa, quer do Estado.
Essas obras de Matinhos vão consumir milhões de reais que faltam para o saneamento básico, para o gerenciamento do lixo, para a saúde e educação da população de Matinhos. São recursos da a tal ENGORDA DA PRAIA, um paliativo, uma enganação que não resolverá o problema. O Instituto de Águas do Paraná, bem como o IAP, IBAMA, MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE sabem muito bem, e se fazem de bobos, de idiotas, que essa ENGORDA é uma falácia.
 O problema da erosão marinha que afeta a região, destruindo ruas, calçadas e imóveis é causado pela invasão do espaço marítimo pelos " seres humanos"; será que são seres humanos esses imbecís que afrontam a natureza?  É dinheiro jogado fora; o Ministério Público tem que entrar nessa parada!
Tenho minhas dúvidas já que todos pertencem a classe média e burguesia que será beneficiada por essa maracutáia. A população permanente de Matinhos que vive abandonada durante 275 dias deve fazer um grande protesto. Onde estão os vereadores do municipio? Estão engavetados pelos poderosos?

2 comentários:

  1. comentário muito teórico, idealista, mas pouco prático. o que faria para resolver a questão da erosão e desenvolvimento do litoral do paraná?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anonimo, o comentário nada tem de teórico, é constatação da realidade. De qualquer forma existem ações práticas, exequíveis e de baixo custo para o problema da erosão causada pela incúria humana, bem como políticas publicas que poderão ser postas em prática para o desenvolvimento da população do litoral, não para atender a uma minoria que só frequenta o litoral na temporada de verão. O que eu faria? Sou consultor em planejamento e desenvolvimento regional ; se contratarem os meus serviços apresento um projeto.

      Eliminar