sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

MEDIDAS PALIATIVAS ANTES DO SOCIALISMO



MEDIDAS URGENTES DE COMBATE AOS RISCOS DE DEGRADAÇÃO E COLAPSO

Entrevista com Jorge Riechmann
 
 Esboço de um "programa de transição":

1. Reforma ecológica das Contas Nacionais, para dispor de  indicadores adequados que permitam  avaliar a economia em seu  desempenho biofísico (além da esfera do valor monetário).

2. Reforma fiscal ecológica, para  "internalizar" uma parte dos custos externos que  hoje torna insustentável  nosso modelo ​​de produção e  de consumo. A figura central seria
um forte ecoimposto sobre os  combustíveis fósseis.

3. Um "novo contrato social", que globalmente  aumentaria  a tributação das altas rendas  e do capital, e colocar mais recursos no setor público (e,certamente, eliminar os paraísos fiscais).

4. Reduzir a escala física da economia aos limites da sustentabilidade. Economia “de estado estável"  nesse sentido (não necessariamente em termos de " criação de valor").

5. Redução do tempo de trabalho, em busca de condições que esta medida se traduza  em novo emprego (o que está longe de ser automático). Trabalhar menos (solidariedade
social) e consumir  menos bens destruidores  de recursos escassos (solidariedade internacional e intergeracional) para cooperação de  todas as pessoas , e outra forma de  consumir.

6. Um terceiro setor de utilidade social,  semi-público, para atender as demandas insatisfeitas (por exemplo, os relacionados com a "crise do cuidado").

7. "Folha de pagamento” : o Estado  pagaria  aos empregados que  não trabalhassem  uma jornada  completa ou abaixo de um salário mínimo decente.

8. Intensa redução das disparidades salariais.

9. Socialização de uma  parte (pelo menos) do sistema de crédito. Bancos públicos fortes.

10. Provisão de bens e serviços  públicos  de qualidade  por  setores  da economia socializado: energia, transportes, comunicações, habitação, saúde, educação ...

11. Infra-estruturas para a sustentabilidade:  energias renováveis,  transporte público,  cidades e  populações  sustentáveis ​​...

12. Políticas ativas de emprego, formação contínuada  ao longo da vida do trabalho, sistemas renovados de requalificação profissional. Entre os mecanismos  mais interessantes para o planejamento indireto  não burocrático de  investimento em economias com setores de mercado importantes estão descontos e sobretaxas sobre as taxas de juros. Os bancos públicos emprestam dinheiro a empresas com certa descontos ou sobretaxas na taxa de juros, determinada para cada setor de bens de consumo de acordo com critérios sociais e ecológicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário