sábado, 12 de julho de 2014

REFLEXÕES DE UM COMUNISTA

"As revoluções não são pré-datadas. Tive o privilégio de ser testemunha de algumas e participei modestamente na luminosa e breve saga do 25 de Abril e na luta pela defesa das suas conquistas.
Sei que a minha vida útil se aproxima do fim. Mas o meu compromisso como comunista não é com o calendário e sim com os princípios e valores pelos quais me bati – o ideário que conferiu sentido à minha aventura existencial.
Vejo como ingénua a esperança de que as revoluções futuras sejam obra dos movimentos sociais. O espontaneismo não faz história profunda. A luta de classes continua a ser o motor da História. E é ao partido revolucionário marxista-leninista de novo tipo que cabe liderá-la como vanguarda.
No momento não estão criadas as condições subjetivas para revoluções socialistas no futuro imediato. Mas o capitalismo não tem soluções para salvar da destruição o seu monstruoso projeto de dominação universal. Está condenado a desaparecer. Entrou já num lento processo de implosão.
A maré da luta de classes sobe. E a convergência de muitas lutas em muitos países será fatal para o capitalismo." (Miguel Urbano Rodrigues)
O histórico comunista português, que viveu e trabalhou como jornalista no Brasil por algum tempo, fez essas brilhantes declarações em texto recente analisando obras de Alvaro Cunhal sobre a questão do Estado. Quando Miguel Urbano diz que: Vejo como ingénua a esperança de que as revoluções futuras sejam obra dos movimentos sociais. O espontaneismo não faz história profunda. A luta de classes continua a ser o motor da História ele desmente, desqualifica o pensamento e as idéias de muitos esquerdistas e marxólogos que colocaram nos céus as manifestações de junho no Brasil. Achar que os movimentos sociais, alienados, que não querem participação de partido político e bandeiras dos mesmos em manifestações, são motores de transformações é muita ingenuidade! Outra afirmação importante para os doentes infantis do esquerdismo no comunismo é a frase: No momento não estão criadas as condições subjetivas para revoluções socialistas no futuro imediato. É preciso continuar lutando, sem pressa, sem ânsia pequeno -burguesa porque  o capitalismo não tem soluções para salvar da destruição o seu monstruoso projeto de dominação universal. Está condenado a desaparecer. Entrou já num lento processo de implosão.
A maré da luta de classes sobe. E a convergência de muitas lutas em muitos países será fatal para o capitalismo." O camarada Miguel Urbano Rodrigues, como um marxista leninista consciente sabe o que diz!

Sem comentários:

Enviar um comentário