quarta-feira, 9 de julho de 2014

UMA DENUNCIA SÉRIA


 



Entrevista com Paco Puche, pesquisador do filantrocapitalismo

O grande capital filantrópico se  infiltra nos movimentos sociais

Como se infiltra o capital filantrópico nos movimentos sociais?

Há que se começar por dizer que o fenômeno de cooptação de líderes  e infiltração nos movimentos sociais de resistência ou alternativos, é um acontecimento  que começou  na década de oitenta e, como diz Zubechi, jornalista libertário ", depois de várias experiências de programas políticos e sociais se concentram  cada vez mais na cooptação e domesticação dos movimentos sociais e populares através de fortalecimento organizacional ( política explícita do BM), atuando diretamente sobre os líderes e as bases dos movimentos. "É, portanto, uma política concebida e planejada. Não é conspiranóia como se acusa aqueles que denunciam.

 Como diz o Grupo argentino de Reflexão Rural:  "As grandes corporações e fundações  que os acompanham, têm  trabalhado  em silêncio para circular entre os espaços alternativos. "

O  como se infiltram vamosd nos concentrar nas chamadas bases do grande capital a  Ashoka e Avina , que são mais ativas na Espanha e na América Latina. A forma mais marcante é a cooptação de líderes desses movimentos com certa facilidade. Eles têm alguns olheiros ou nominadores,  que apresentam os candidatos os quais , depois de cinco rigorosos filtros , os nomeiam empreendedores sociai (ou membrosd  líderes) e são bem pagos, descaradamente, com um salário  de 1.500 euros por três anos, lhesorientando o que devem fazer  ou passear pelo mundo, promovendo indiretamente  empresas, enquanto osd deixam dar  suas palestras para aos convidados pelas filantrópicas.

 Que buscam as Entidades que o fazem?

Buscam o seguinte: legitimidade, informação, negócios com os pobres e introduzir confusão nos movimentos sociais para controlar as dissidências ao sistema. No caso da  Avina seu fundador, o magnata suíço Schmidheiny, também procura se livrar da imagem de genocida que a sombra do  amianto  paira sobre ele por  onde passa.

Como diz Michel Chossudvsky  que "a complexa rede de ONGs- incluindo os segmentos de mídia alternativa são utilizadas pelas elites corporativas para moldar e manipular o movimento de protesto (...) o objetivo não é reprimir a dissidência, mas, pelo contrário, dar forma e modelar o movimento de resistência para estabelecer os limites da dissidência.” E como afirma  abertamente uma das principais líderes da Ashoka, Maria Zapata, "os empreendedores sociais que trabalham com estas populações (os pobres) e seu trabalho é trazê-los para junto da  multinacional, salvaguardando os interesses destas".

 Quem está por trás desse capital?  

Em sintese diremos que a  Avina está ligada ao magnata suíço S. Schmidheiny, que deve a sua fortuna ao negócio criminoso do amianto. Dizemos que todos aqueles que receberam dinheiro e outras vantagens desta fundação (e depois de conhecê-la, e não rejeitaram) carregam  a maldição de polvos do amianto em suas entranhas. Não há que insistir, o amianto (uralitas) é responsável por metade de todos os cânceres relacionados ao trabalho a cada ano e mata mais de 150.000 pessoas em todo o mundo. A Ashoka, sua  aliada estratégica, vem de grandes empresas e, entre outros prêmios, parece ser um dos parceiros da Monsanto /Bill ates  para implementar na África um programa de sementes transgênicas. Por isso, a Plataforma Rural (entidade formada pela nata do movimento agroecologia espanhol), chamou esta ação "uma intenção assassina".

Surpresa!; qual não será a confusão em que essa mesma  Plataforma Rural, implacável com a Ashoka, passou 15 anos sob a presidência de Jerome Aguado, financiado  pela Asoka por três anos mês a mês (e também pela Avina). Este é um exemplo gritante da facilidade com que o filantrocapitalismo  (assim chamada a esta atividade das fundações  do grande capital) penetra no seio dos movimentos sociais auto intitulados alternativos e anti-capitalistas.

Na Espanha, de momento , são conhecidos cerca de 21 grupos mais ou menos alternativos incluindo como a Universidade Rural Paulo Freire, Greenpeace, REAS, Fiare, Cifaes de Amayuelas, IU, Plataforma Rural, Nova Fundação de Cultura da Água, SEO, Fe y Alegría, ACSUR las Segovia, Red Calea, CNT, etc.  Na verdade, mesmo na própria CNT Ashoka teve uma presença significativa e injustificada. É muito sutil e profunda a penetração  em muito pouco tempo.

E comprometidos nomes de prestígio, que dói nomeá-los , alguns como Jerome Aguado e Pedro Arrojo, já mencionado, Victor Viñuales, Ainhoa ​​Zamora, Sandra Benveniste, Beatriz Fadon, Xavier Pastor, Miren Gutierrez, Leonardo Boff, etc. lamentável espetáculo!

 Que organizações receberam dinheiro deste  capital?

Paco Puche conta que não se trata apenas de dinheiro, mas é claro que são relações, cursos, oportunidades, reuniões, treinamento,assessoramentos , viagens, contatos, etc. Pedro Arrojo, por exemplo, estava muito orgulhoso de ter estado  lado a lado com o presidente do Banco Mundial, em uma reunião de elites financiadas e lideradas por seu cooptador, o fundador da Avina Stephan Schmidheiny, o genocida do amianto. Este personagem, que hoje lidera de novo movimentos em defesa da água pública, nunca denunciou publicamente as mortes causadas pelo amianto, do seu cooptador. Que credibilidade pode oferecer?

A luta contra o filantrocapitalismo começou há mais de cinco anos . As pessoas dos movimentos não sabiam nada disso. Hoje todo mundo sabe que a Avina e a Ashoka estão por trás dos movimentos sociais. Especificamente, nos censurando artigos em revistas alternativas e nos difamando na Internet.

Paco Puche denuncia que podemos ver na internet, o "manifesto infinito", como da direção da COAG e grupos que compõem a Plataforma Rural tentara silenciá-lo. De fato, no argumento grosseiro que ele estava montando uma campanha de mentiras contra o bendito Jeromo, por denunciar a penetração de fundações em movimentos sociais com nomes, propôs que:  "para afogar essas falsidades nascidos este manifesto infinito (...). Cada comentário vai se tornar um anexo para converter o manifesto em cascata ". Não exagero quando invoco a metáfora de silenciamento por asfixia.

  Raul Contreras, um virtuoso membro da Ashoka escreveu no citado manifesto: "Eu também sou Jeromo (Aguado). E o sou porque é meu amigo, porque também o indiquei para sua seleção para a Ashoka e porque  compartilhamos o cartaz e foto. Porque ambos  conhecemos tantas pessoas e tantos projetos incríveis que formam essa outra família, a Ashoka, que só encontro motivo de alegria”.

Fica claro.

Sem comentários:

Enviar um comentário