quarta-feira, 9 de julho de 2014

SELEÇÃO BRASILEIRA: CHEGA DE MERCENÁRIOS!


                             BRASIL  X ALEMANHA:  O EFEITO RONALDO FENOMENO

Em 03/07/06, escrevi  no jornal Hora H um texto com o seguinte titulo Venderam o Hexa Campeontato , o texto é epigrafado com uma frase do Juca Kfouri “ O Brasil não vai ganhar. Haverá manipulação” (Caros Amigos  nº 111 – Jun/2006). O efeito Ronaldo Fenômeno tal como na França aconteceu no Brasil contra a Alemanha. Vejam – e leiam- o que escrevi em 2006, está no meu livro Variedades do Cotidiano – Um enfoque dialético, “ O time do Brasil, com aquelas estrelas internacionais, se comportou como um clube amador. A França –leia-se agora em 2014, a Alemanha – deitou e rolou diante de alguns jogadores sem ação, inertes, aboletados! ... Fica a lição para o próximo  treinador: não convoque brasileiro estrangeiro ; chame os de casa que têm amor à camisa. Chega de seleção com chuteiras de eurodólar, que jogam de salto alto, que não vão em bola dividida; enfim que não honram a camisa canarinho.”  Isso foi escrito em 2006!

Mas, confesso que fiquei triste. Estava preparado para uma possível derrota; não para o fiasco de tomar sete gols! Mas fica o alerta, alerta esse já Ito por mim em 2006, não precisamos mais formar seleção com chuteirinhas de ouro, como já disse “ de eurodólar”, para agradar os patrocinadores da Rede Globo, da Nike, da FIFa e outros mercenários da propaganda comercial  mesma laia.

Por que a Alemanha ganhou? Porque tinha um conjunto, uma seleção cujos jogadores estão jogando juntos há 8 anos. É uma outra história! Não venham agora querer culpar o Felipão; fez o que pode, foi até longe demais! Felipão, por pressão da cartolagem a serviço dos mercenários da propaganda, juntou um monte de chuteirinhas de ouro, com salários astronômicos e, em pouco tempo, acharam que iam ter conjunto, uma equipe afinada. Deu no que deu, um fiasco! As nossas melhores seleções eram com pratas da casa, com craques na base do Botafogo, do Santos. Só tivemos o Fred, solto, perdido, no meio dos estrangibrasis, isto é, os brasileiros do estrangeiro!

Que isso, mais uma vez repito, sirva de lição. Temos que montar uma seleção com pratas da casa, que jogam todo o tempo juntos, que tenha conjunto. E o que é importante, não estão sob a influência dos mercenários da propaganda e jogam com amor a nossa verde-amarela! Que a mídia, leia-se a Globo com seu gavião Bueno, não venha culpar, execrar o técnico Felipão.

Sem comentários:

Enviar um comentário